quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fado

Então, achei que hoje seria um bom dia para falar de "fado"... para quem não conhece, fado (que significa destino) é um estilo de música da tradição portuguesa, cuja interpretação é composta por apenas um cantor (fadista), acompanhado por uma guitarra portuguesa e, atualmente, por uma orquestra também.


by Jose Malhoa

Não se sabe bem a origem do fado, mas a história que conheço é a que o fado teria nascido aqui, no Brasil, pelos portugueses que vinham aqui morar... eles, longe de suas famílias, cantavam sobre a saudade, as cidades portuguesas, os amores que lá ficaram... talvez, seja aí, que a palavra saudade tenha nascido e talvez, por isso, as músicas sejam tão viscerais e doloridas.

Bom, a grande fadista de todos os tempos, a Rainha do fado, foi Amália Rodrigues (Viva Amália!). Ela popularizou o estilo ao cantar os grandes poetas, como Camões, José Régio e outros. Um vídeo dela a interpretar Gaivota:





Fadistas mais atuais, que ouço bastante são: Mariza, uma moça de Moçambique de voz poderosíssima. Aí vai ela, interpretando Barco Negro:





E Dulce Pontes, quem eu considero a Piazzolla do fado, devido às suas inovações, a musicalidade, os arranjos... e claro, a voz belíssima. Um pouco de Dulce, O primeiro canto:




Para os iniciantes, o primeiro contato pode ser um pouco difícil, devido ao estranhamento ao sotaque, mas é só relaxar, fechar os olhos e deixar a música entrar. É uma experiência única, viciante e terrivelmente humana.

Experimenta!

Para quem quiser um pouco mais de informação sobre fado, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fado

2 comentários:

fernando lucas disse...

Estava a ver um documentário na TV aqui em Portugal sobre só os guitarristas que acompanharam Amália durante 30 anos. E uma coisa que se falou foi da origem do fado, ao que um deles comentou nas raízes árabes. Tenta ouvir musica tradicional árabe e tenta perceber se não é quase igual. Nós em Portugal fomos invadidos por muitos povos e por muitas culturas por isso na nossa musica, na nossa língua, em toda a nossa cultura até mesmo no nosso sangue há uma mistura de muitas outras.

Carmen disse...

Nossa, que legal! Não sabia... obrigada pela informação! Vou procurar.
Abraço para você, Fernando.